Mais Atual é Impossível






Realmente esse foi um dos e-mails mais interessantes que já li. Embora datado de 1947, é como se profetizasse uma perpetuação na maneira brasileira de fazer política! Escrito há tanto tempo e parece que estamos lendo uma reportagem dos dias de hoje. Claro que a opressão não vem da mesma forma, com os fuzis ou outra maneira de ceifar as vidas; É muito pior! Pois vão nos matando aos poucos e tirando de cada um de nós a antiga convicção do que era virtuoso e bons costumes, do certo e do errado, do justo e do injusto, do honesto e do corrupto, do ético e do imoral; Esfria em nós a esperança de éramos os filhos que poderíamos perpetuar a honra, que era um legado, dos nossos pais e precussores na construção de um país bom para abrigar aos nossos filhos; Somos zumbis, portando uma bomba relógio programada para explodir sem hora marcada, sem nos darmos conta dessa situação; Vemos mentes cauterizadas, conceitos deturpados e consciências alienadas, acreditando em ideologias ultrapassadas sem se permitirem ao menos uma olhada no acontece onde elas foram aplicadas.


Somos um país rico, imenso e de bondade incomparável! Talvez nos falte concatenar melhor o que realmente queremos e amadurecer mais culturalmente, deixando de lado velhos costumes e manias, e entendermos que somos dependentes igualitariamente uns dos outros, sem, no entanto confiarmos nossas escolhas a pseudo salvadores, descobridores, criadores, inventores que se intitulam ser a maior excelência, a supremacia, o pai de todos, o dono do mundo.

Que o pouco da consciência que nos resta ainda, nos leve com clareza e isenção, sem paixões ou alienações ao sufrágio no próximo dia sete de outubro, na esperança que aquele que vencer entenda do seu papel de proporcionar melhores dias aos que lhe confiaram à missão.

Edivaldo Brito Jr.
26 de Setembro de 2012